quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Trabalho escravo no Brasil atual

A escravidão moderna é uma expressão genérica ou coletiva para aquelas relações de trabalho, particularmente na história moderna ou contemporânea, na qual pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob a ameaça de indigência, detenção, violência (inclusive morte) ou outras formas de provação para si mesmos ou para membros de suas famílias.
Muitas dessas formas de trabalho podem ser acobertadas pela expressão trabalhos forçados, embora quase sempre impliquem o uso de violência. A escravidão moderna inclui todas as formas de escravidão (embora a servidão seja tecnicamente uma forma de escravidão moderna, o termo "servo" é usado geralmente apenas em relação a sociedades pré-modernas, sob sistemas políticos feudais).
Embora a escravidão no Brasil tenha sido oficialmente extinta em 13 de maio de 1888, em 1995 o governo brasileiro reconheceu a existência de condições de trabalho análogas à escravidão no território nacional. Entre 1995 e 2005, 18 mil trabalhadores foram libertados por ações conjuntas do Ministério do Trabalho e Emprego e das polícias estaduais e federal.
Fonte: Wikipedia
Texto pessoal:
A escravidão foi oficialmente abolida no Brasil desde maio de 1888. Mas, atualmente, vemos muito desse trabalho aqui. É algo realmente preocupante, e uma vergonha para todo o país, pois a própria escravidão já é uma vergonha: trabalho forçado e sem salário em pleno século XXI? É totalmente preocupante. Devemos nos opor contra esse tipo de trabalho, pois é um crime esse tipo de exploração nos dias de hoje. Devemos nos conscientizar de que todos temos o direito de ter um trabalho digno e sem exploração, para que a vida seja melhor para os trabalhadores e para todos nós, brasileiros.

Por Isabela Fassbender

Nenhum comentário:

Postar um comentário