quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Escravidão no Brasil atual

A escravidão moderna é uma expressão genérica ou coletiva para aquelas relações de trabalho, particularmente na história moderna ou contemporânea, na qual pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob a ameaça de indigência, detenção, violência (inclusive morte) ou outras formas de provação para si mesmos ou para membros de suas famílias.
Muitas dessas formas de trabalho podem ser acobertadas pela expressão trabalhos forçados, embora quase sempre impliquem o uso de violência. A escravidão moderna inclui todas as formas de escravidão (embora a servidão seja tecnicamente uma forma de escravidão moderna, o termo "servo" é usado geralmente apenas em relação a sociedades pré-modernas, sob sistemas políticos feudais).
Embora a escravidão no Brasil tenha sido oficialmente extinta em 13 de maio de 1888, em 1995 o governo brasileiro reconheceu a existência de condições de trabalho análogas à escravidão no território nacional. Entre 1995 e 2005, 18 mil trabalhadores foram libertados por ações conjuntas do Ministério do Trabalho e Emprego e das polícias estaduais e federal.



Minha opinião:
É inacreditável ainda existir escravidão em pleno século XXI, sendo que na lei a escravidão foi abolida em 1988. Se todos nós somos seres humanos e temos os mesmos direitos, como que uma pessoa pode utilizar os serviços da outra sem ao menos pagar um salário?! Isso é um absurdo, na minha opinião, o governo deveria tomar uma providência em relação a isso.


Texto: Letícia Maria
Postado por: Letícia Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário