sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mito da superioridade branca


Supremacia branca é uma ideologia racista baseada na afirmação de que as pessoas brancas são superiores aos outros grupos raciais. O termo é por vezes utilizado especificamente para descrever uma ideologia política que defende social e político dominante para brancos.
Supremacia branca, como com chauvinismo racial em geral, está enraizada em etnocentrismo e um desejo de hegemonia. É associada com vários graus de racismo e da xenofobia, bem como uma vontade de separação racial. Supremacia branca tem frequentemente resultado em antinegra contra o racismo e o antissemitismo, embora tenha também envolvido preconceito e a discriminação contra uma ampla variedade de "não-brancos", como os árabes e os diversos povos asiáticos.
Já o termo white power é um slogan político que descreve a ideologia daqueles que apoiam diferentes níveis de nacionalismo branco-separatista, onde a gestão política das pessoas brancas seria feita por pessoas também brancas.
White Power foi uma frase política cunhada pelo líder do Partido Nazista Americano, George Lincoln Rockwell, em um debate com o pantera negra Stokley Carmichael, que fez um chamado para um "poder negro" (Black Power). White Power se tornou o nome do jornal do partido e o título de um dos livros de Rockwell. Atualmente muitas facções racistas como suprematistas brancos, separatistas brancos, nacionalistas brancos, cristãos brancos e neonazistas usam o termo White Power.


 
Fonte: Wikipedia 


Texto pessoal
O mito da superioridade ou supremacia branca diz que os brancos são superiores a outras raças e etnias. Como podemos ver no texto acima, este mito da supremacia branca é por vezes usado em ideologias políticas, defendendo que apenas brancos deveriam assumir a política. O mito mostra o desejo de hegemonia e poder branco. É considerado muitas vezes um ato de racismo e xenofobia. No texto, também fala da frase política "White Power", que foi criada por um líder do Partido Nazista Americano, e isso é um exemplo da ideia do mito: tentar afirmar a superioridade branca. Na verdade, nenhuma raça é superior a outra, portanto é um mito.  

Por Isabela Fassbender  



Nenhum comentário:

Postar um comentário