sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Boias-frias

ð  O que é?
O boia-fria é o trabalhador que, expulso do campo, vai constituir uma massa de trabalhadores temporários residindo nas periferias urbanas. Migram de uma região agrícola para outra, acompanhando o ciclo produtivo das diversas culturas. São agricultores em diversas lavouras mas não possuem suas próprias terras. Podem ser considerados proletários rurais, reproduzindo as condições alienantes de produção capitalista no campo.

ð  Condiçoes de trabalho:
Os boias-frias eram conduzidos sem segurança, geralmente nas carrocerias de caminhões de casa até as plantações.O nome é do fato de estes trabalhadores levarem suas próprias refeições em recipientes sem isolamento térmico desde que saem de casa, de manhã cedo, o que faz com que elas já estejam rias na hora do almoço.
Eles vivem de trabalhos mal remunerados, mudando constantemente de trabalho para que tenham dinheiro para sobreviver.
Os boias-fria surgiram principalmente pelo trabalho assalariado. Eles eram pequenos proprietários de terras que ganhavam muito pouco com o que produziam, e quando os grandes proprietários de terras passaram a oferecer pagamento, esses pequenos proprietários venderam suas terras e foram trabalhar nas lavouras, principalmente de cana.

Postado por: Laura Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário