sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Mito da Superioridade Branca


Supremacia branca ou Mito da Superioridade Branca é uma ideologia racista baseada na afirmação de que as pessoas brancas são superiores aos outros grupos raciais. O termo é por vezes utilizado especificamente para descrever uma ideologia política que defende social e político dominante para brancos.
Supremacia branca, como com chauvinismo racial em geral, está enraizada em etnocentrismo e um desejo de hegemonia. É associada com vários graus de racismo e da xenofobia, bem como uma vontade de separação racial. Supremacia branca tem frequentemente resultado em antinegra contra o racismo e o antissemitismo, embora tenha também envolvido preconceito e a discriminação contra uma ampla variedade de "não-brancos", como os árabes e os diversos povos asiáticos.
Já o termo white power é um slogan político que descreve a ideologia daqueles que apoiam diferentes níveis de nacionalismo branco-separatista, onde a gestão política das pessoas brancas seria feita por pessoas também brancas.
White Power foi uma frase política cunhada pelo líder do Partido Nazista Americano, George Lincoln Rockwell, em um debate com o pantera negra Stokley Carmichael, que fez um chamado para um "poder negro" (Black Power). White Power se tornou o nome do jornal do partido e o título de um dos livros de Rockwell. Atualmente muitas facções racistas como suprematistas brancos, separatistas brancos, nacionalistas brancos, cristãos brancos e neonazistas usam o termo White Power.
 

Minha opnião sobre esse assunto...

Esse mito surgiu para justificar a superioridade do branco europeu, e se fortaleceu quando os europeus partiram em direção a África e Ásia em busca de suas riquezas e mercado consumidor. Essa população era tratada pelos europeus como inferiores, devido a sua cor e cultura, e para justificar essas diferenças de cultura e cor, usavam esse mito.
Eu acho isso uma palhaçada e ignorância da população daquela época e de hoje, porque não existe ninguém melhor que ninguém, nós somos simplesmente diferentes, independente de cor, raça, cultura, costumes...
 Postado por: Laura Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário