quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Superioridade branca

Supremacia branca é uma ideologia racista baseada na afirmação de que as pessoas brancas são superiores aos outros grupos raciais. O termo é por vezes utilizado especificamente para descrever uma ideologia política que defende social e político dominante para brancos.
Supremacia branca, como com chauvinismo racial em geral, está enraizada em etnocentrismo e um desejo de hegemonia. É associada com vários graus de racismo e da xenofobia, bem como uma vontade de separação racial. Supremacia branca tem frequentemente resultado em antinegra contra o racismo e o antissemitismo, embora tenha também envolvido preconceito e a discriminação contra uma ampla variedade de "não-brancos", como os árabes e os diversos povos asiáticos.
Já o termo white power é um slogan político que descreve a ideologia daqueles que apoiam diferentes níveis de nacionalismo branco-separatista, onde a gestão política das pessoas brancas seria feita por pessoas também brancas.
White Power foi uma frase política cunhada pelo líder do Partido Nazista Americano, George Lincoln Rockwell, em um debate com o pantera negra Stokley Carmichael, que fez um chamado para um "poder negro" (Black Power). White Power se tornou o nome do jornal do partido e o título de um dos livros de Rockwell. Atualmente muitas facções racistas como suprematistas brancos, separatistas brancos, nacionalistas brancos, cristãos brancos e neonazistas usam o termo White Power.                                                                                                    
                                                                                                          fonte: Wikipédia
                                             

                 Meu texto

A superioridade branca se vê com muita clareza nos brancos de faculdades, na ocupação de cargos importantes.
   Poucos são os negros que têm oportunidades de mostrar o seu potencial devido a sua raça negra.
   Sem contar em épocas passadas o negro não podia ter o direito de voto, só quem tinha esse direito eram os brancos.
    O racismo está ainda muito presente na sociedade em que vivemos.
   O ser humano é julgado pela sua aparência pelas coisas matérias que possui. Hoje em dia qual é a situação de uma pessoa negra, pobre e sem estudos? Dificilmente uma pessoa nessas condições vai ter oportunidade com facilidade em nossa sociedade. O branco nessa posição é difícil, mas, para os negros fica mais difícil ainda sua herança do passado e sua cor. Ainda vemos alguns irmãos negros que se destacam, mas são poucos.

Postado por : Daniel Andretti

Nenhum comentário:

Postar um comentário