Lei Áurea
Após uma longa batalha dos abolicionistas para acabar com a escravidão no Brasil no século XIX, no dia 13 de maio de 1888 finalmente é sancionada a Lei Áurea, que tinha por finalidade libertar todos os escravos que dependiam dos senhores de engenho e da elite cafeeira.Até a promulgação definitiva da abolição da escravatura
Como regente do Brasil na época, a Princesa Isabel foi a responsável por assinar a Lei Áurea, depois de diversas tentativas empenhadas pelos integrantes da Campanha Abolicionista, que se desenvolvia desde 1870.
Também houve grande envolvimento com a liberdade dos escravos da própria Princesa Isabel. Ela votou a favor à Lei do Ventre Livre como senadora do Parlamento e financiou quilombos e refúgios de escravos com o fim de libertá-los.
De todos os países do continente americano, o Brasil foi o último a abolir a escravidão. Ainda hoje, mais de um século depois de aprovada a Lei Áurea, o regime escravocrata ainda resiste em lavouras e grandes pedaços de terra.
Fontes: InfoEscola
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u65.jhtm
http://www.historiabrasileira.com/escravidao-no-brasil/lei-aurea/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_%C3%81urea
Constituição de 1888
A atual Constituição Federal do Brasil, chamada de “Constituição Cidadã”, foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988. A Constituição é a lei maior, a Carta Magna, que organiza o Estado brasileiro.Na Constituição Federal do Brasil, são definidos os direitos dos cidadãos, sejam eles individuais, coletivos, sociais ou políticos; e são estabelecidos limites para o poder dos governantes.
Dessa forma, em 1º de fevereiro de 1987, foi instalada a Assembléia Nacional Constituinte
Em relação às Constituições anteriores, a Constituição de 1988 representa um avanço. As modificações mais significativas foram:
+ Direito de voto para os analfabetos;
+ Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos;
+ Eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes);
+ Os direitos trabalhistas passaram a ser aplicados, além de aos trabalhadores urbanos e rurais, também aos domésticos;
+ Direito a greve;
+ Liberdade sindical;
+ Diminuição da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais;
+ Licença maternidade de 120 dias (sendo atualmente discutida a ampliação).
+ Licença paternidade de 5 dias;
+ Abono de férias;
+ Décimo terceiro salário para os aposentados;
+ Seguro desemprego;
+ Férias remuneradas com acréscimo de 1/3 do salário.
Modificações no texto da Constituição só podem ser realizadas por meio de Emenda Constitucional, sendo que as condições para uma emenda modificar a Carta estão previstas na própria Constituição, em seu artigo 60. Desde a promulgação, em 1988, foram aprovadas 56 emendas a Constituição.
Fontes: InfoEscola
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Acessado em 16 de agosto de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br
Crítica pessoal
A Lei Áurea foi importante para libertar não somente os escravos, mas também o Brasil inteiro: se a escravidão não fosse abolida naquela época, talvez até hoje existisse escravidão, talvez nós mesmos tivéssemos que trabalhar compulsoriamente. A realidade brasileira naquela época era péssima, sem liberdade alguma, com uma escravidão quase obrigatória, e isso é prova de como o homem branco demorou a "evoluir" em termos de liberdade. Todos merecem ser livres, não deve haver uma barreira entre escravos e livres, sejam negros, índios ou brancos. Outro ponto é a Constituição de 1988. Ela foi criada cem anos após a abolição da escravatura e mesmo assim, ainda havia preconceito no Brasil. Foi necessária uma lei escrita, na Constituição, para que o preconceito fosse proibido. Isso é constrangedor para nós. Devemos nos conscientizar de que somos iguais, e, para tanto, devemos nos tratar com igualdade. Acredito, inclusive, que temos uma dívida enorme com todos aqueles que foram vítimas de preconceito, em especial, com os negros, e que a Constituição de 1988 foi importante para destacar essa marca de preconceito que nós temos, e que devemos acabar com isso.
Texto por: Isabela Fassbender
Postado por: Isabela Fassbender
(:
Nenhum comentário:
Postar um comentário